Câmbio Automático

Dicas de uso do câmbio automático

Em terrenos planos ou com aclives suaves

Utilize sempre “D” (Drive). Essa dica parece meio banal e até desnecessária, mas é desconhecida por muitos, e muitas vezes negligenciada. Sempre que o carro estiver no plano, em velocidade de cruzeiro (mesmo em ultrapassagens), deixe a alavanca do câmbio descansando no Drive.

Ladeira acima

Antes de afundar o pé no acelerador, recomenda-se que se coloque a alavanca na posição “1”, “L” ou “Low”, o que empregará um maior torque ao veículo e minimizará o risco de patinação entre os elementos internos.

No caso de um sistema de opção de troca manual (como os Tiptronic), dê um toque para trás, como para reduzir uma marcha, e assim colocar o veículo com uma relação de força maior. Isto fará que a marcha entre em “L” automaticamente.

Morro abaixo

Este é outro caso em que se deve utilizar “1” ou “L”, pois o sistema de freio motor será ativado automaticamente, e assim, o condutor poderá economizar seu sistema de freios convencional (pastilha e disco, ou conjunto de sapatas).

Se a descida for muito longa, vá reduzindo até que se torne sensível que a transmissão automática esteja auxiliando na frenagem.

Solto na buraqueira

Que fazer do seu carro um off-road sem atolar (ou diminuindo a probabilidade disso acontecer)? Faça uso do “2” ou “I”, reduza o torque e evite que algum dos pneus gire em falso..

É evidente que estas dicas não são úteis apenas para as férias. Cuidar bem da mecânica do veículo ao longo do ano minimiza gastos indesejáveis de maneira repentina barateando a manutenção, e outros transtornos maiores com uma possível quebra, além de aumentar a durabilidade de todo o seu conjunto mecânico.

Cuidados com seu Câmbio : Verifique o nível do óleo do câmbio a cada 30.000 km. Alguns modelos não necessitam troca (consulte o manual do seu veículo).

Evite trancos durante as trocas de marchas, você pode estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem , e reparo no câmbio custa caro.

Não use o pedal da embreagem como apoio para o pé, se fizer isso a vida útil da embreagem estará comprometida.